Afinal, quem é a pedra em que a Igreja seria fundamentada?
No diálogo de Jesus com seus discípulos, quando Ele lhes pergunta (e Pedro lhe responde): “...mas vós quem dizeis (ao povo) que sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o “Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus responde: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mt 16: 13...19)”, Jesus na verdade se referia a frase dita por Pedro: “Jesus, o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E, sobre este enunciado ou pedra: “Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo”, é que sua Igreja seria edificada, primeiramente através dos discípulos e depois através de todos. Jesus é a pedra fundamental da Igreja Cristã.
É muito difícil para um judeu proferir este enunciado: “Jesus Cristo é o messias e o Filho do Deus Vivo”. Vemos na época dos apóstolos, os judeus proferindo esta frase como sinal de sua conversão e salvação. Eles proclamavam e reconheciam ser Jesus, o messias esperado e o Filho do Deus Vivo. A igreja cristã é fundamentada nesta afirmação. João nos ensina: "E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus - I Jo 4: 14, 15".
No mesmo diálogo com Pedro, Jesus lhe diz: ... darte-ei as chaves do Reino dos Céus ; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus(Mt 16: 19). Muitos utilizam esta passagem para dizer que Pedro foi o chefe da Igreja de Cristo, mas, devemos observar que Jesus não só deu esta benção para Pedro, como a deu para os demais discípulos Jo 20: 22, 23. Quando Jesus disse a Pedro:”...darte-ei as chaves”, tratava-se de uma profecia referente ao evento que ocorreria em Jo 20: 22, 23 (E havendo dito isso, assoprou sobre eles{sobre Pedro e mais 10 discípulos, com excessão de Tomé que não estava presente naquele momento}, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos).
. Vemos na Bíblia que o Concílio de Jerusalém foi liderado por Tiago (At 15: 3...31). Não há dúvida de que Jesus é a pedra fundamental da igreja (At 4: 11) e que o fundamento dos apóstolos consistia na pregação com o título: “Jesus Cristo, o messias é o Filho do Deus vivo”.
. Vemos na Bíblia que o Concílio de Jerusalém foi liderado por Tiago (At 15: 3...31). Não há dúvida de que Jesus é a pedra fundamental da igreja (At 4: 11) e que o fundamento dos apóstolos consistia na pregação com o título: “Jesus Cristo, o messias é o Filho do Deus vivo”.
Nota: O conceito de Pedra Angular para os povos antigos é muito importante, pois, primeiramente colocava-se uma pedra na área de construção, depois, através de cordas, conseguiam-se os ângulos necessários para a edificação e, sem ela (pedra angular) não se conseguiria construir edificações perfeitamente ajustadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário