CRISTÃO ANABATISTAS

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terça-feira, 15 de novembro de 2011

A TERCEIRA TEOLOGIA






Os 5 pontos do Arminianismo/Calvinismo/
Anabatismo





        Arminianismo
       Calvinismo
         Anabatismo

1.Vontade Livre –
Para o arminianismo o homem possui vontade livre ou seja, a pessoa pode escolher ou negar a salvação. O homem possui livre-arbítrio.



1. Depravação Total –
O homem é escravo do pecado e incapaz de exercer sua vontade própria. Somente uma obra de Deus vivificará o homem, antes que este possa crer em Cristo.



1.Vontade livre – 

Para os anabatistas, o homem possui o conhecimento do bem e do mal (Gn 3: 22 - Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.), lhe foi permitido dominá-lo (Gn 4: 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.), portanto, o ser humano possui o livre-arbítrio. Gn 30: 11...20 - ... Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.

2.Eleição Condicional –
O arminianismo afirma que a “eleição é condicional, ou seja, acredita-se que Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a salvação, de modo que o pré-conhecimento [de Deus] estava baseado na condição estabelecida pelo homem.

2.Eleição Incondicional – 
A eleição depende somente de Deus usar de misericórdia para com alguns, elegendo-os, enquanto que outros, não receberão a eleição de Deus,por conseguinte, não serão salvos.




2. Eleição pela Aceitação e Perseverança

O anabatismo afirma que a eleição vem do chamamento a   todos os povos, convergindo para um só cristianismo. O Espírito Santo convence o homem do pecado e do juízo, então o homem pode aceitar ou não a Salvação por meio de Cristo. Uma vez aceita a salvação, o homem tem que perseverar até o fim para ser salvo.


3.Expiação Universal 
O arminianismo diz que Cristo morreu para salvar não um em particular, porém somente àqueles que exercem sua vontade livre e aceitam o oferecimento de vida eterna. 

3.Expiação Limitada –  
Para o calvinismo, Cristo morreu pelos eleitos que foram predestinados por Deus desde a eternidade. Cristo morreu por alguns e não por todos. Calvino pregava que Deus predestinou alguns para serem salvos e por conseguinte, predestinou a maioria da humanidade para a perdição, independente de qualquer escolha oriunda do homem.


3.Expiação Universal

Para os anabatistas, Cristo veio salvar o mundo, mas somente aqueles que aceitarem   seu sacrifício e perseverarem na fé  é que serão salvos. Jesus morreu e ressuscitou para que, todo aquele que clamar o seu nome venha a salvar sua alma.
Rm 10: 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

I Jo 2: 2  E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

4. A Graça pode ser Impedida –

O arminianismo afirma que, ainda que o Espírito Santo procure levar todos os homens a Cristo (uma vez que Deus ama a toda a humanidade e deseja salvar a todos os homens), ainda assim, como a vontade de Deus está amarrada à vontade do homem, o Espírito [de Deus] pode ser resistido pelo homem, se o homem   assim o quiser. Desde que só o homem pode determinar se quer ou não ser salvo, é evidente que Deus, pelo menos, “permite” ao homem obstruir sua santa vontade.

4.Graça Irresistível

 O calvinismo afirma que a graça de Deus é irresistível e não depende da vontade humana. Deus derrama de sua graça salvífica sobre quem Ele quer e fará com que estas pessoas perseverem até o fim.




4.A Graça Proposta e não imposta
    
 Yahweh nos propõe a salvação mediante o sacrifício de Jesus Rm3: 24,25  sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue.
Como no jardim do Éden o homem se tornou semelhante a Deus, no quesito de conhecer o “bem e o mal”, fica óbvio que ele não está ingênuo quanto ao pecado. O homem sabe que esta caminhando para a perdição, e incapaz de salvar-se a sí mesmo. Somente a aceitação do   sacrifício de Cristo (Proposto por Deus), é que o homem poderá ser salvo. O homem não se orgulha por poder salvar-se a sí mesmo, antes, se alegra por Deus ter providenciado um meio (Cristo Jesus) para salvar-lhe, mediante a graça.

  

5. O Homem pode Cair da Graça  
O arminianismo crê que o ser humano pode cair da graça, por isso é incentivado a perseverar até o fim, para ser salvo.

5. Perseverança dos Santos

 O calvinismo sustenta  que a salvação, desde que é obra realizada inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer antes, absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é, também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP incluem a Perseverança dos Santos.

5. O Homem pode Cair da Graça

 Os anabatistas sustentam que existe a possibilidade do homem vir a perder a salvação. Por isso, Paulo, Pedro e os demais apóstolos conclamavam aos cristãos a perseverarem na fé e alertavam-nos contra os perigos das falsas doutrinas, no sentido do desvio ao verdadeiro cristianismo. O próprio Jesus afirma que não podemos amar mais o mundo do que a Ele, conclama a seguí-lo incondicionalmente, dando a entender que é uma questão de submissão voluntária.
      II Tm 2: 12 - Se perseveramos, com Ele também reinaremos; se o negarmos, também Ele nos negara.
Lc 21:19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.

A parábola do filho pródigo dirige-se unicamente para os crentes em Cristo Jesus, ou seja, Não é para a conversão, mas para aquele que se converteu e acabou se desviando. Posteriormente, dando-se conta do pecado,   volta para a casa de seu Pai, e é aceito novamente.

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