Os 5 pontos do Arminianismo/Calvinismo/
Anabatismo
Arminianismo
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Calvinismo
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Anabatismo
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1.Vontade Livre –
Para o
arminianismo o homem possui vontade livre ou seja, a pessoa pode escolher ou
negar a salvação. O homem possui livre-arbítrio.
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1. Depravação Total –
O homem
é escravo do pecado e incapaz de exercer sua vontade própria. Somente uma
obra de Deus vivificará o homem, antes que este possa crer em Cristo.
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1.Vontade livre –
Para os
anabatistas, o homem possui o conhecimento do bem e do mal (Gn 3: 22 - Então
disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós,
conhecendo o bem e o mal.), lhe
foi permitido dominá-lo (Gn 4: 7 Porventura se
procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes
bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu
deves dominar.), portanto, o ser humano possui
o livre-arbítrio. Gn 30: 11...20 - ... Vê que hoje te pus diante de ti a
vida e o bem, a morte e o mal.
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2.Eleição Condicional –
O
arminianismo afirma que a “eleição é condicional, ou seja, acredita-se que
Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a salvação,
de modo que o pré-conhecimento [de Deus] estava baseado na condição
estabelecida pelo homem.
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2.Eleição Incondicional –
A
eleição depende somente de Deus usar de misericórdia para com alguns,
elegendo-os, enquanto que outros, não receberão a eleição de Deus,por
conseguinte, não serão salvos.
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2. Eleição
pela Aceitação e Perseverança
O anabatismo
afirma que a eleição vem do chamamento a todos os povos,
convergindo para um só cristianismo. O Espírito Santo convence o homem do
pecado e do juízo, então o homem pode aceitar ou não a Salvação por meio de
Cristo. Uma vez aceita a salvação, o homem tem que perseverar até o fim para
ser salvo.
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3.Expiação Universal –
O
arminianismo diz que Cristo morreu para salvar não um em particular, porém
somente àqueles que exercem sua vontade livre e aceitam o oferecimento de
vida eterna.
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3.Expiação Limitada –
Para o
calvinismo, Cristo morreu pelos eleitos que foram predestinados por Deus
desde a eternidade. Cristo morreu por alguns e não por todos. Calvino pregava
que Deus predestinou alguns para serem salvos e por conseguinte, predestinou
a maioria da humanidade para a perdição, independente de qualquer escolha
oriunda do homem.
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3.Expiação Universal
Para os
anabatistas, Cristo veio salvar o mundo, mas somente aqueles que aceitarem
seu sacrifício e perseverarem na fé é que serão salvos. Jesus
morreu e ressuscitou para que, todo aquele que clamar o seu nome venha a
salvar sua alma.
Rm 10: 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor
será salvo.
I Jo 2: 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não
somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
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4. A Graça pode ser Impedida –
O
arminianismo afirma que, ainda que o Espírito Santo procure levar todos os
homens a Cristo (uma vez que Deus ama a toda a humanidade e deseja salvar a
todos os homens), ainda assim, como a vontade de Deus está amarrada à vontade
do homem, o Espírito [de Deus] pode ser resistido pelo homem, se o homem
assim o quiser. Desde que só o homem pode determinar se quer ou não ser
salvo, é evidente que Deus, pelo menos, “permite” ao homem obstruir sua santa
vontade.
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4.Graça
Irresistível
O
calvinismo afirma que a graça de Deus é irresistível e não depende da vontade
humana. Deus derrama de sua graça salvífica sobre quem Ele quer e fará com
que estas pessoas perseverem até o fim.
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4.A Graça
Proposta e não imposta
Yahweh
nos propõe a salvação mediante o sacrifício de Jesus Rm3: 24,25 sendo justificados gratuitamente pela sua
graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como
propiciação, pela fé, no seu sangue.
Como no
jardim do Éden o homem se tornou semelhante a Deus, no quesito de conhecer o
“bem e o mal”, fica óbvio que ele não está ingênuo quanto ao pecado. O homem
sabe que esta caminhando para a perdição, e incapaz de salvar-se a sí mesmo.
Somente a aceitação do sacrifício de Cristo (Proposto por Deus),
é que o homem poderá ser salvo. O homem não se orgulha por poder salvar-se a
sí mesmo, antes, se alegra por Deus ter providenciado um meio (Cristo Jesus)
para salvar-lhe, mediante a graça.
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5. O Homem pode Cair da Graça
O
arminianismo crê que o ser humano pode cair da graça, por isso é incentivado
a perseverar até o fim, para ser salvo.
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5. Perseverança dos Santos
O
calvinismo sustenta que a salvação, desde que é obra realizada
inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer antes,
absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é,
também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa
praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu
completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP
incluem a Perseverança dos Santos.
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5. O Homem pode Cair da Graça
Os
anabatistas sustentam que existe a possibilidade do homem vir a perder a
salvação. Por isso, Paulo, Pedro e os demais apóstolos conclamavam aos
cristãos a perseverarem na fé e alertavam-nos contra os perigos das falsas
doutrinas, no sentido do desvio ao verdadeiro cristianismo. O próprio Jesus
afirma que não podemos amar mais o mundo do que a Ele, conclama a seguí-lo
incondicionalmente, dando a entender que é uma questão de submissão
voluntária.
II Tm 2: 12 - Se perseveramos, com Ele também reinaremos; se o
negarmos, também Ele nos negara.
Lc 21:19 Pela vossa perseverança ganhareis
as vossas almas.
A
parábola do filho pródigo dirige-se unicamente para os crentes em Cristo
Jesus, ou seja, Não é para a conversão, mas para aquele que se converteu e
acabou se desviando. Posteriormente, dando-se conta do pecado, volta
para a casa de seu Pai, e é aceito novamente.
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