CRISTÃO ANABATISTAS

CRISTÃO ANABATISTAS
cristaos.anabatistas@gmail.com

domingo, 22 de abril de 2012


QUESTÕES IMPORTANTES ACERCA DA DOUTRINA ANABATISTA
(por Cristãos Anabatistas Históricos)

Algumas questões acerca da doutrina teológica anabatista nos são enviadas, pois a grande maioria dos cristãos nunca estudou a teológia dos anabatistas históricos. Responderemos estas questões para que não haja dúvida acerca dos anabatistas históricos.

QUESTÃO 01
Como os anabatistas vêem a soberania de Deus?
RESPOSTA – Cremos na soberania de Deus. Deus é sobre tudo e todos e nada acontece sem sua ação permissiva. Se Deus decretar que chegou o fim de nossa jornada aqui na Terra, e nos recolher, assim será feito.
Tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Cl 1: 16,17.

QUESTÃO 02
Como conciliar a soberania de Deus com a escolha humana?
RESPOSTA – Deus é soberano, e, ao criar o homem, utilizou de sua soberania dotando o homem de Livre-arbítrio. Isso se evidencia já no livro de  Gênesis. A própria desobediência de Adão; Caim e outros personagens iniciais da história humana, já demonstram essa capacidade de escolha. Adão não poderia estar sob a influência do pecado, pois, somente após sua desobediência é que o pecado entrou no mundo. Já no caso de Caim, os textos sagrados nos revelam que Deus alertou-o para que não deixasse o seu desejo maligno dominá-lo, e este fato evidencia o Livre-Arbítrio. A salvação nos é proposta e não imposta. A Bíblia nos revela que o amor de Deus é derramado sobre todos e deseja que todos cheguem ao conhecimento da verdade salvífica. Se alguém se perder será porque não aceitou a salvação proposta por Deus, logo, a condenação deste será justa. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; I Tm 2: 5, 6


QUESTÃO 03
Porque os anabatistas não batizam crianças?
RESPOSTA – O grande comissionamento de Jesus dado aos discípulos foi: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mt 28: 18...20.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Mc 16: 15, 16
Não há na Bíblia nenhuma menção ao batismo infantil, a questão de haver denominações que batizam crianças se deve ao fato de seguirem preceitos humanos baseado na “solidariedade familiar”. O problema é que não existe este preceito na Bíblia ou seja, não há menção de nenhum caso em que alguém da família se converteu e impôs a conversão aos seus familiares. Jesus profetiza justamente o contrário desta situação: Não penseis que vim trazer paz á terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim por em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Mt 10: 34...36.
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas antes dissensão: pois daqui em diante estarão cinco pessoas numa casa divididas, três contra duas, e duas contra três;estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra. Lc 12: 52,53.
Neste contexto é que o Evangelho se tem realizado em todas as eras.
Os anabatistas tem uma visão mais positiva acerca da salvação de crianças, pois, para os reformados, somente algumas crianças escolhidas é que serão salvas, implicando em crianças que não alcançarão a salvação. Para nós anabatistas, todas as crianças são salvas de uma forma muito especial e maravilhosa. Como cremos na aceitação proveniente da lei moral, ou seja, somente quando atingirmos a maturidade moral é que poderemos estar aptos a escolher voluntariamente o sacrifício de Jesus para resgate da humanidade e sermos julgados por nossos atos, ficando portanto inculpáveis as crianças tenras na idade, por conseguinte salvas. Já os reformados não acreditam na lei moral, logo, eles creem que possam haver crianças que não serão salvas. Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; mas os discípulos, vendo isso, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Lc 18: 15, 16
Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hb 5: 13, 14

QUESTÃO 04
Porque os anabatistas rejeitam os batismos por aspersão, efusão? Aceitando somente o batismo por imersão?
RESPOSTA – Muitos teólogos reformados e também os católicos, pregam que o batismo por aspersão esta intimamente ligado as aspersões que os sacerdotes realizavam no meio do povo israelita. Para nós anabatistas, essas aspersões tem como ligação cristã o fato de Jesus ter derramado seu sangue em prol de toda a humanidade. Já o batismo tem haver com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Tendo como co-relação aos banhos rituais realizados pelos sacerdotes e israelitas em geral. Quando alguém se convertia ao judaísmo (no A.T), essa pessoa deveria ser circuncidada e  depois teria que passar por um banho ritual (Mikva). Somos sepultados com ele no batismo e, assim como Ele ressurgiu, nós também ressurgimos ao sairmos da água. Como é impossível que alguém seja sepultado em um sepultamento de terra, substituiu-se a terra pela água neste rito simbólico-regenerativo. Todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Rm 6: 3, 5

QUESTÃO 05
O batismo tem o poder de salvação ou é um ato simbólico?
RESPOSTA – O batismo em si mesmo não tem o poder de salvar ninguém, mas por causa dele muitos não alcançarão a salvação. Isto por que o batismo é um ato Simbólico-Regenerativo, ou seja:
SIMBÓLICO Pois trata-se de um ato público, em que se confessa o senhorio de Jesus sobre nossas vidas.
REGENERATIVO Por que ao nos submetermos a esse ato, estaremos demonstrando obediência aos mandamentos de Jesus Cristo, sendo aceitos por Deus e tendo nossos pecados perdoados (sendo isso nada mais, nada menos que uma regeneração de nosso estado humano).
Temos certeza que no Paraíso não encontraremos ninguém que não quis se submeter ao batismo. Encontraremos sim, os que se batizaram e os que, por algum motivo não puderam ser batizados (como foi o caso do ladrão na cruz). Mas aquele que não se deixar batizar, não aceitou o mandamento de Cristo, sendo portando, considerado rebelde. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.At 2: 38

QUESTÃO 06
Os anabatistas vieram de facções do protestantismo?
RESPOSTA – Não! O movimento anabatista originou-se num período muito anterior a época dos reformadores. Vemos traços de sua origem já no Império Romano, onde haviam muitas rebatizações de adultos. O próprio Império Romano (após sua suposta cristianização) baixou decreto perseguindo e matando todos os que praticassem o re-batismo. Não foram os reformadores que iniciaram as questões contra os abusos da Igreja Papal, mas outros nomes ja pregavam contra e até mesmo a ruptura com a Igreja paganizada.

QUESTÃO 07
Porque os anabatistas re-batizam as pessoas, sendo que na Bíblia está escrito que deve haver somente um batismo?
RESPOSTA – Na verdade os anabatistas não re-batizam ninguém, mas sim BATIZAM. Para nós, o batismo infantil não tem nenhuma conotação com o batismo cristão, sendo um preceito humano e não Divino. O comissionamento de Nosso Senhor Jesus Cristo é bem claro: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Mc 16: 15, 16O fator determinante ao batismo cristão é: crer de livre e espontânea vontade, fazendo uso da plena consciência. Não podemos batizar ninguém sem que esta pessoa deseje ser batizada. Para nós uma criança é salva e quando desenvolver sua capacidade de julgar o bem e o mal (consciência moral), deve demonstrar uma decisão adulta de seguir os caminhos do Senhor.





Contato para perguntas ou sugestões:

4 comentários:

  1. Como desmentir os históriadores e os anabatistas históricos como Amish, menonitas tradicionais e huterritas que praticam a afusão como batismo? Ou até mesmo como negar que John Smyth e Thomas Helwys que segundo o movimento batista, que tu citou ai a confisão de fé, foram batizados por afusão? Sou um anabatista e acredito que a imersão não surgiu com os anabatistas, mas com os batistas calvinistas ou particulares de Londres no século XVII. Eu acho melhor tu pesuisar mais afundo antes de tentar ensinar os outros. Receba isso apenas como um pequeno toque, de alguém que realmente estuda história do anabatismo!

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    1. Obrigado pelo seu comentário, mas a história do batismo cristão surgiu já no primeiro século, pois os cristãos o realizavam em substituição ao banho ritual judaico, mais conhecido como Mikvah! Os batistas são um ramo dissidente dos calvinistas, por isso eles praticavam rituais Católico-Portestante. Já os cristãos anabatistas sempre existiram e influenciaram as teologias e não foram influenciados pelos protestantes, por isso foram duramente perseguidos pelos líderes protestantes. O problema é que os historiadores e estudantes de história como você, foram levados a crer que todos os movimentos contra os abusos papais surgiram depois da Reforma, mas isso não é verdade. Os anabatistas são muito, mas muito mais antigos que nos ensinaram. Leia e pesquise sobre os MIKVAH’s e junte-se a nós! Um abraço e Yahweh lhe abençoe!

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    2. Na verdade eu estudo sobre o anabatismo a muito tempo; e pelo que sei ele surgiu antes do do catolicismo romano no século IV. segundo os meus estudos após a era apostólica [século I D.C), muitos grupos surgiram, incluindo grupos que praticavam o pedobatismo [batismo de crianças] influenciados pelos hoje conhecidos "país da igreja", grupos espiritualistas e proféticos como o "montanismo" e anabatistas como os novacianistas, influenciados pelas doutrinas defendidas no século III pelo bispo Novácio. Se você estuda o anabatismo deve reconhecer que Os novacianos, donatistas, paulicianos e valdenses forma os primeiros grupos realmente que mereciam ser chamados de anabatistas. Sendo que Montano era um herege que andava por alguns lugares com duas profetizas dizendo que tinha novas visões de Deus. Outra coisa muito importante era que os anabatistas não criam em novas revelações do "Espirito Santo", a não ser o que estava no Novo Testamento. Desculpe meu amigo, mas o que identifico em você é apenas mais uma "igreja" de doutrinas pentecostais; e para quem não sabe essa doutrina surgiu de um homem reformado, metodista chamado Charles F. Parham no inicio do século XX e não do anabatismo histórico! Um abraço.

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    3. Boa Tarde Irmão em Cristo

      Obrigado por sua participação em nosso blog! Do exposto em seu comentário, cabem-nos algumas considerações:

      • Origem dos Anabatistas – Temos que compreender que os cristãos anabatistas não tiveram um início propriamente dito, pois se tratavam de cristãos comuns que viviam na era apostólica e que, não aceitaram a mudança proposta por alguns teólogos que, influenciados pelo paganismo, modificaram e reinterpretaram vários preceitos religiosos. Entre estes preceitos estava o pedobatismo (batismo infantil).

      • Grupos de cristãos primitivos – Outro fato digno de nota tem a ver com a história de grupos que, teoricamente, rivalizavam com o poder religioso reinante nestas épocas. Quando os inimigos dos grupos religiosos eram derrotados, muito de sua história eram distorcidas, sendo que, algumas vezes, eram destruídos todos os seus registros, ficando estes grupos a mercê dos historiadores provenientes dos grupos dominantes. Foi desta forma que o mundo ocidental perdeu estudos preciosos de eruditos do mundo inteiro, principalmente dos gregos, que culminou na crença da Terra Plana; Geocentrismo; Somente com Tomaz de Aquino é que fora resgatado estudos de outras culturas e aceitos pela Igreja Católica (como foi o caso de Aristóteles). Concluo que não há garantias nenhuma de que povos antigos que rivalizavam com o poder governante tivessem suas tradições; cotidiano e crenças contadas com fidelidade histórica. Povos antigos já faziam este tipo de destruição cultural. Foi assim que a Biblioteca de Alexandria foi destruída.

      • Pentecostalismo e Anabatismo – Não devemos confundir os termos pentecostais com o termo protestantes. Os protestantes foram grupos que protestaram contra os abusos praticados pelo poder dominante da Igreja Católica Romana. Já os pentecostais são todos aqueles que acreditam que o Espírito Santo continua atuante na vida do cristão fiel. Seu argumento de que os anabatistas antigos que viveram na igreja primitiva só seguiam os textos do Novo Testamento e não se guiavam por revelações espirituais não pode ser considerado verdadeiro. Isto se comprova pelo simples fato de que a Bíblia não estava organizada e sistematizada num único livro já nos primeiros séculos do cristianismo. Logo, haviam grupos de cristãos que viviam segundo ensinamentos apostólicos passados mais por tradição oral do que por textos propriamente dito. Haviam fragmentos de cartas e ensinamentos que alguns grupos possuíam e que foram agrupados por volta do século IV d.C. Por isso explica-se a total dependência dos cristãos primitivos na revelação do Espírito Santo,bem como em alguns líderes cristãos.

      • A ação do Espírito Santo – Nós os anabatistas cremos que as revelações pelo Espírito Santo estão atuantes nos dias de hoje. Veja bem, toda a revelação tem que estar associada a Palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada. A Bíblia nos diz que somos guiados pelo Espírito Santo de Deus, logo, como não acreditar na revelação pelo Espírito Santo? Mas este será um assunto a ser tratado em nossas próximas postagens! Se você se torna um instrumento nas mãos de Deus, você será enviado a pregar e testemunhar das maravilhas do Evangelho; a ajudar os que necessitam em suas próprias casas e não somente nas igrejas pregando a Palavra de Deus.

      Que Yahweh lhe abençoe e lhe conduza a sua vida!

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