(A forma deixada por Cristo)
Devido a ensinamentos errôneos provenientes de religiosos que não entenderam e nem interpretaram corretamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Santa Ceia não tem sido praticada como deveria ser. Alguns cristãos ficam de fora, enquanto outros se orgulham em participar desse maravilhoso ato!
Seria isso que Jesus queria? Estaríamos vivendo a Ceia do Senhor de modo correto? Quem pode participar e quem tem que ficar de fora? Qual a verdadeira forma de se participar da Santa Ceia?
Estas e outras questões serão estudadas para que o cristão possa viver e realizar plenamente este mandamento deixado por Nosso Senhor.
A Santa Ceia foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo afim de ser relembrado o seu sacrifício vicário por nós, para remissão dos pecados que nos afastavam de Yawhew.
Como o cristianismo veio para substituir a antiga aliança, todos os preceitos religiosos das festividades e da lei foram substituídos pelos do cristianismo. Neste contexto vemos os antigos preceitos religiosos substituídos pelos novos preceitos, tais como:
· Batismo;
· Sacrifícios de sangue;
· Sacerdócio;
· Ceia , etc
Jesus não teve por coincidência reunir-se com seus discípulos na noite em que se relembrava a Pessache (Páscoa Judaica), mas sim, para a perfeita substituição dos eventos. Assim aconteceu com os demais atos religiosos.
A Santa Ceia cristã é primeiramente uma ordenança com preceito memorial. Portanto, não pode ser negligenciada por nenhum cristão, pois se trata de uma ordenança de Nosso Senhor (LC 22: 19 -...; fazei isto em memória de mim.).
Toda ordenança de Jesus tem que, necessariamente, ser seguida, mesmo aquelas que nos parecem ruins, pois, Nosso Senhor deixou ordens para se fazer e ordens para não se fazer determinadas coisas.
A ceia, portanto tem um caráter de “ordenança e preceito memorial”.
COMO DEVE SER MINISTRADA A SANTA CEIA DO SENHOR
Participar da Santa Ceia é um dever de todo cristão. Como não há na Bíblia nenhuma ordenança quanto a quantidade de ministrações de Santa Ceia, fica a critério de cada Igreja a sua aplicação.
Somente os cristãos batizados devem participar da Santa Ceia, pois os não batizados, ainda precisarão passar pelo batismo para serem aceitos por Yawhew como seus filhos. Do mesmo modo que a Bíblia nos ensina que não devemos ficar muito tempo pregando para uma pessoa que não aceita o Senhorio de Jesus (e fica zombando) e que não devemos jogar as coisas santas aos cães (Mt 7:6), assim devemos proceder com todos que não se sujeitaram ao primeiro mandamento do Senhor: O Batismo.
A Ceia é para aqueles que já aceitaram o sacrifício de Nosso Salvador, já o Batismo é para aqueles que precisam reconhecer este sacrifício por eles.
Não se trata de exclusão, mas sim de amor ao Evangelho e a pessoa, pois para nós, o Batismo Cristão tem o caráter Simbólico-Regenerativo . Temos certeza que nenhum de nós veremos no Céu alguém que se disse cristão e que não se sujeitou ao Batismo.
Veremos sim, os que se batizaram, e os que aceitaram a Palavra do Evangelho, mas não puderam ser batizados por algum motivo que lhes impediu de serem batizados( ex: o ladrão na cruz).
O PECADOR E A SANTA CEIA
Uma das maiores confusões que os reformadores, bem como o Catolicismo, realizaram, foi na questão da supressão, dos que se encontram em pecado, na cerimônia de Santa Ceia.
O Apóstolo João nos diz que: I Jo 1: 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Por causa do discurso religioso, muitos se enganam a si próprios. O próprio apóstolo Paulo se considerava um pecador, pois, tinha a visão correta da situação humana diante do pecado ITm 1: 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;
Um fato constrangedor é sabermos que durante a Celebração de Santa Ceia, alguns irmãos ficam notando quem não participa deste ato, para saber quantos estão em pecados (isso ocorre na maioria das igrejas).
Um fato constrangedor é sabermos que durante a Celebração de Santa Ceia, alguns irmãos ficam notando quem não participa deste ato, para saber quantos estão em pecados (isso ocorre na maioria das igrejas).
Jesus não veio para constranger ninguém, mas veio para os doentes e não para os sãos.
A Santa Ceia é um momento em que Nosso Salvador mais se alegra, pois vê em seus filhos imperfeitos, a necessidade de receberem seu sacrifício, para dar-nos livre acesso ao Pai.
O que estes religiosos não entendem é que Yawhew condenou na carne o pecado e enquanto estivermos aqui na Terra, seremos sempre pecadores que necessitam, diariamente, da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não significa que devamos nos conformar ou nos escorar em nossos pecados pois somos carnais, mas, devemos entender que somos transformados de glória em glória ou seja, de perdão em perdão ou ainda, de experiência cristã em experiência cristã! O pecado tem que sair de forma natural de nossas vidas, mesmo que essa naturalidade venha de experiências frustrantes ou dolorosas. O Pai corrige ao que ama (Hb 12: 5 a 8 ... Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.). Muitos se libertam do pecado de uma maneira e outros de outra, mas toda libertação vem através da Graça de Yawhew.
Muitos podem afirmar: Mas a Bíblia diz que se tivermos alguma coisa contra um irmão temos que primeiro nos reconciliar com ele e depois participarmos da Ceia !
Primeiramente, temos sim que nos reconciliarmos e perdoarmos nossos afensores. Mas isso não significa que devamos ficar fora da Ceia, pois a Bíblia refere-se a esta supressão a outra circunstancia: Mt 5: 23,24 - Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. O texto é claro! Trata-se de supressão a oferta e não da Ceia! Na Santa Ceia nós não ofertamos a Yawhew, mas relembramos e recebemos sua oferta de salvação!
O TEXTO DE “I CORINTIOS 11 ; 17 a 34”.
Outra grande confusão dos religiosos foi na interpretação do texto de I Co 11: 17 a 34. Pela análise do contexto histórico fica claro que Paulo escreveu aos coríntios, pois havia muita desorganização na cerimônia de Santa Ceia deles. Paulo manifesta sua desaprovação, pois os cristãos de Corinto iam para a Santa Ceia apenas para comer e beber em excesso, a ponto de chegarem a embriagues. Além de comerem a parte que lhes era reservada, comiam a dos outros que ainda não haviam chegado, ficando esses, com fome.
Então Paulo lhes diz: “Não tendes porventura casas para comerem e beberem(I Co 11: 22)?” Paulo continua explicando como ele recebeu o mandamento da Santa Ceia e como devem os cristãos celebrarem a mesma. Ele depois, adverte para que cada um coma com reverencia (respeito) e não com glutonaria. Pois se não discernirmos o corpo e o sangue, ou seja , se não entendermos o significado da Ceia, comemos para o nosso próprio juízo (I Co 11:28,29). Note que o juízo não é por um pecado qualquer, mas sim, pelo pecado do não discernimento da Santa Ceia!
Paulo então organiza a Ceia entre os coríntios, ordenando-lhes que esperassem uns pelos outros ou seja, que aguardem a chegada de todos para que ninguém ficasse de fora da Ceia.
JESUS CRISTO, nos convida para celebrarmos seu sacrifício por nós, pois desse modo, temos livre acesso ao PAI CELESTIAL, ao qual podemos lhe chamar de PAI QUERIDO(ABA PAI)!
VOLTEMOS, POIS,AO EVANGELHO!!!

JESUS CRISTO, nos convida para celebrarmos seu sacrifício por nós, pois desse modo, temos livre acesso ao PAI CELESTIAL, ao qual podemos lhe chamar de PAI QUERIDO(ABA PAI)!
VOLTEMOS, POIS,AO EVANGELHO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário