Tanque Batismal na área do Templo
O que é um batismo?
Quais os povos que batizavam?
Como foram batizados os Judeus no A.T?
Como são batizados os cristãos no N.T?
Quantos batismos existem?
O que significa o batismo de Jesus?
Porque há divergências entre os cristãos com
relação ao batismo?
Qual a forma correta de ministrar o batismo?
Quem pode batizar e ser batizado?
O que é um batismo?
Trata-se de um
ritual de iniciação a um determinado grupo, e existe em muitas culturas (sejam
elas religiosas ou organizações seculares).
O termo grego para
batismo é baptõ e significa
imersão, submersão e emersão.
No Dicionário Vine há um termo grego para Batismo e
outro para aspersão:
· Batismo: baptizõ – Imersão; submersão
e emersão (derivada de baptõ, ”imergir”); lavar.
· Aspergir: zãraq – Lançar, chuviscar,
espalhar, atirar para o ar.
· Aspergir: rhantizõ – Borrifar, aspergir,
regar.
NOTA: Alguns
aspersionistas citam o texto de Mc7:4 para darem suporte a
suas práticas, pois, nesse texto alguns tradutores antigos substituíram a
palavra bapto por rhantizõ.Como o termo rhantizõ aparece somente em
algumas traduções e não em todas, o texto referido terá que ser descartado
por haver divergências quanto a correta tradução do termo e quanto a forma
de administra-lo.
Fontes históricas mostram que os primitivos cristãos batizavam por imersão.Sobre este assunto ;
·
A New Catholic
Encyclopedia (Nova Enciclopédia
Católica; 1967, Vol. II, p. 56) declara: “É evidente que o
Batismo na primitiva Igreja era por imersão.”
·
Larousse du XXe Siecle (Larousse do
Século 20), Paris, 1928, diz: “Os primeiros
cristãos recebiam o batismo por imersão em toda parte em que se encontrava
água.”
A água do batismo.
Jesus explicou a Nicodemos: Em verdade, em
verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar
no reino de Deus (Jo 3:5).No texto de Jo 3: 5 Jesus se refere ao batismo nas
águas como um renascimento, fazendo uma comparação com o nascimento humano
através do ventre da mulher.O outro significado da água no batismo cristão encontra-se
no sepultamento e ressurreição de Cristo
ou seja, a morte do velho homem e o nascimento do novo homem.Como é impossível sepultar alguém na terra e depois
fazê-la ressurgir, utiliza-se então água (. Rm 6: 3, 5)
Mas Jesus alertou que não adiantava somente ser
batizado nas águas, mas sim, nas águas e no espírito. Não é o batismo nas águas
que tem o único poder de salvar alguém, mas um conjunto de fatores: Ouvir, crer, ser
batizado e seguir os mandamentos.
Batismo como lavar
O termo bapto
também é traduzido por “lavar”, mas isso não desqualifica a imersão, pois,
lavar não de uma forma superficial, mas sim, uma lavagem completa. Mt 15:2: “Por que transgridem
os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem
pão”. Pois os fariseus, e
todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as
mãos cuidadosamente MC 7: 3;
Mt 7: 4 ... e quando voltam do
mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que
receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de
bronze.
Mesmo sendo este
texto uma repreensão quanto a preceitos humanos, ele traz uma importante informação
quanto ao que significa lavar para os Israelitas. A Bíblia diz, “lavar minuciosamente”, isto é, toda
a mão (Mc 7:3). Logo, o termo
“lavar” significa, imergir a mão na água
corrente ou colocá-la dentro da pia.
O Batismo em outras culturas
Várias culturas
realizavam e realizam sua cerimônia de iniciação com o batismo. Isto porque, o
ser humano traz dentro de si um sentimento de religiosidade que o leva a ter
uma afinidade com preceitos cerimoniais e espirituais (conhecido pela
teologia como sendo o “Argumento Moral da
existência de Yahweh”). Mesmo estando
incomunicável, o homem realiza práticas religiosas muito parecidas, em sua
essência, com outros povos.
Esta empatia com questões
religiosas é denominada por alguns teólogos como sendo “Fator Melquisedeque”, em homenagem ao
Sacerdote que abençoou Abraão quando este regressou da matança dos reis (Hb 7: 1...). Melquisedeque se
apresentou como sendo Sacerdote antes da lei acerca do sacerdócio. Já a ciência
refere-se a esta empatia como sendo o “Gene de Deus”.
Mas um detalhe
sobre esses preceitos religiosos refere-se ao fato de que, somente dentro do
propósito de salvação estabelecido por Yahweh é que o ser humano poderá
usufruir ao máximo de todas as bênçãos de tal religiosidade, caso contrário,
haverá sempre aberrações religiosas, humanas e morais.
Ex: Para os
cristãos, no Céu há somente um mediador (Jesus) e na Terra há vários intercessores (irmãos). Já para o catolicismo romano, no Céu há vários
mediadores (Jesus e os santos intercessores) e na Terra há um só (o Papa). Os
católicos possuem uma empatia por tais preceitos religiosos, porém, de forma
distorcida como vimos neste exemplo. Isto mostra que somente em Cristo é que
poderemos vivenciar esses preceitos e sermos abençoados verdadeiramente.
O Batismo no Antigo Testamento
Não havia uma lei
específica quanto ao batismo judaico. Havia a cerimônia de circuncisão
precedida de um banho ritual de iniciação. Entre os judeus haviam purificações
do povo mediante a aspersão de sangue misturado com cinzas de holocausto de
animais (Nm 19: 16...20). Esta purificação
não possue sua representação simbólica ligada ao batismo de iniciação cristã,
mas sim, à aspersão do sangue de Cristo que foi derramada aos homens e mulheres
que crêem em seu nome. O sacrifício de Jesus na cruz substituiu os holocaustos e
as aspersões de sangue sobre os homens.
Havia também,
várias abluções, ou seja, “vários banhos rituais” que os escribas, sacerdotes e
o povo realizavam a fim de purificarem-se diante do Senhor.
O Sacerdote antes de entrar no
Templo, para a expiação mediante o sacrifício de animais, banhava-se o corpo
todo (por que a lei assim o ordenara).
Lv 16:24 ... E banhará o seu corpo em água num
lugar santo (mikvah), e vestirá as suas próprias vestes; então sairá e
oferecerá o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e
pelo povo.
Lv 17:16 Mas se não as
lavar, nem banhar o seu corpo, levará sobre si a sua iniquidade.
O Batismo no Novo Testamento
A confusão que os aspercionistas fazem sobre ser a "aspersão"
a forma batismal correta, encontra-se no fato deles não identificarem
corretamente os preceitos e analogias entre a Lei e o Cristianismo.
Todo o preceito da
aspersão possui como analogia o derramamento do Sangue de Jesus para remissão
dos pecados.
Já os banhos rituais
(batismos), foram substituídos por um único banho ou batismo, e possuía como
analogia, a purificação do corpo(limpeza espiritual). Jo 15: 3 - Vós já estais
limpos pela palavra que vos tenho falado. Jesus nesta
passagem refere-se a limpeza pela Palavra, não sendo mais necessário os rituais
de purificações(banhos batismais).
Uma vez convertido, o cristão não
precisaria mais realizar os vários banhos rituais a que a lei e a tradição lhes
impunham como obrigatória. Esta pratica de banhos rituais ainda é visto nos
dias de hoje no judaísmo. A própria Palavra de Yahweh lhes purifica de todo o
pecado. O cristão recebe o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
uma única vez. Ef 4:5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
I Pe 3: 21 O que corresponde a isso
salva-vos também agora, a saber, o batismo, (não a eliminação da sujeira da
carne, mas a solicitação de uma boa consciência, feita a Deus,) pela
ressurreição de Jesus Cristo. Neste
texto de I Pe notamos que Pedro da ao batismo uma conotação de salvação, desde
que ele seja entendido de maneira correta, a saber, o batismo como uma mudança
de pensamento e de vida. Pedro afirma que o batismo não é para a
eliminação da sujeira da carne, mas de uma solicitação de uma boa consciência,
feita a Deus. Os vários banhos purificatórios que os israelitas realizavam para
purificação da carne, que lhes limpava a consciência do pecado, agora
é substituído por um único batismo. O ritual purificatório das
imersões(batismos) realizados pelos judeus nos mikvas (piscinas ou rios), para
purificação da carne, agora ganha um novo significado, o da conversão e
mudança de vida.
Obs: Somente aqueles que não possuem condições de se submeterem ao batismo de
cristo(doentes, presos que não serão libertos, etc) serão aceitos por Yahweh.
NOTA : A maior autoridade no que se refere a ministração
correta do batismo, a saber, JESUS CRISTO, esclareceu a
todos (Mc 16:16) que para ser batizado, a pessoa tem que:
1 - Ouvir a Palavra de Deus;
2 - Crer em seus pregadores;
3 - Submeter-se de livre e espontânea vontade ao batismo;
4 - Seguir a doutrina cristã.
Qualquer outra
interpretação estará em desacordo com o mandamento de Nosso Salvador, sendo
portanto, considerado uma heresia com preceitos humanos.
"Quem tiver olhos veja e quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito
diz as Igrejas".
O Batismo de Jesus e Nm 8: 6... 15
Teria o batismo de Jesus relação com o ritual de
aspersão sobre os levitas para consagração do sacerdócio?
Em um debate que
tive com um teólogo sobre esse assunto, o teólogo afirmava que Jesus se
submeteu ao batismo de João Batista para cumprir a lei acerca do sacerdócio e,
portanto, ser reconhecido pelos seus. Afirmava ele (o teólogo) que este ato era
para cumprirem-se todas as demandas da lei.
Em primeira instância a
posição do teólogo parece estar correta. Jesus sem pecados vai ao encontro de
João Batista e se submete ao batismo. Os seus (israelitas) vendo sua
consagração sacerdotal, o reconhecem como sacerdote. Jesus também é tido como
sendo o nosso Sumo-Sacerdote.
Mas, isso não é o que a análise bíblica afirma.
Vamos aos fatos:
· Jesus pertencia à
tribo de Judá, por isso Ele é chamado de “O Leão da Tribo de Judá”. (Hb 7: 14 - visto ser manifesto
que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de
sacerdotes.).A lei acerca do sacerdócio (humano) era somente para a tribo de Levi e
nenhuma outra tribo poderia almejar o sacerdócio; (Nm 8: 6 – Toma os levitas do
meio dos filhos de Israel e purifica-os {para o sacerdócio})
· Jesus é um
Sumo-Sacerdote que não teve início e nem fim (Hb 7: 17 - Porque dele assim
se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.);
· A Bíblia diz que
Jesus é o cordeiro sacrificado desde a fundação do mundo ou seja, todos os
atributos que Jesus possuía, já estavam devidamente designados desde o
início do mundo (Ap 13:8 - E adorá-la-ão todos
os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do
Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.).
· O batismo de Jesus
não seguiu os preceitos exigidos pela lei quanto à consagração sacerdotal,
pois, a lei exigia que a consagração sacerdotal teria que ser realizada no
Templo; pela aspersão de água misturada com cinzas de holocausto; o sacerdote
teria que raspar seu o corpo por completo (Nm 8: 5...15), e nada disso
aconteceu!
· Como o batismo de
Jesus não seguiu nenhum desses pré-requisitos, entende-se, por conseguinte que,
o batismo de Jesus não era para a ordenação sacerdotal pela lei moisaca.
· Hb 8: 4 diz: Ora, se ele
estivesse na terra, nem seria sacerdote...! Nessa passagem,
Paulo explica que Jesus não foi ordenado sacerdote segundo a lei de Moisés,
pois Ele, Jesus, veio para findar a lei e introduzir a graça.
· O testemunho de
João Batista para que Jesus fosse conhecido foi: “Eis o Cordeiro de
Yahweh que tira o pecado do mundo”(Jo 1:29).
O Sacerdócio de Jesus
Nosso Senhor possui o sacerdócio segundo a ordem de
Melquisedeque(Hb 6: 20). Trata-se de um
sacerdócio perpétuo e eterno que não procede da lei moisaca dada por Yhaweh aos
homens. A lei nunca aperfeiçoou coisa alguma, nem seus sacerdotes podiam
perdoar pecados.
· Hb 7:11 e 12 De sorte que, se a
perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei),
que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo
a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se
faz também mudança da lei.
· O corpo e o sangue
que foram sacrificados na crucificação de Cristo possuem como simbolismo a Ceia
do Senhor, logo, na Santa Ceia do Senhor relembramos do sacrifício vicário de
Jesus pelo mundo. O paralelismo entre as aspersões de animais sacrificados com
o ato sacrifical de Jesus na cruz é relembrado na Santa Ceia do Senhor. O
sangue de Jesus é aspergido nos homens para perdão de seus pecados, ao mesmo
tempo que no Tabernáculo celestial, Jesus entrou uma só vez para oferecer seu
corpo e seu sangue em prol dos homens, anulando assim o poder do pecado.
· Rm 9: 11 Mas Cristo, tendo
vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais
perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
12 e não pelo sangue
de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no
santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
( Este texto continua! Venha conhecer os
Anabatistas Históricos!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário