CRISTÃO ANABATISTAS

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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O BATISMO BÍBLICO


Tanque Batismal na área do Templo



O que é um batismo?
Quais os povos que batizavam?
Como foram batizados os Judeus no A.T?
Como são batizados os cristãos no N.T?
Quantos batismos existem?
O que significa o batismo de Jesus?
Porque há divergências entre os cristãos com relação ao batismo?
Qual a forma correta de ministrar o batismo?
Quem pode batizar e ser batizado?


O que é um batismo?

    Trata-se de um ritual de iniciação a um determinado grupo, e existe em muitas culturas (sejam elas religiosas ou organizações seculares).
     O termo grego para batismo é baptõ e significa imersão, submersão e emersão.
No Dicionário Vine há um termo grego para Batismo e outro para aspersão:

·  Batismo: baptizõ – Imersão; submersão e emersão (derivada de baptõ, ”imergir”); lavar.
·  Aspergirzãraq – Lançar, chuviscar, espalhar, atirar para o ar.
·  Aspergirrhantizõ – Borrifar, aspergir, regar.

NOTA:   Alguns aspersionistas citam o texto de Mc7:4 para darem suporte a suas práticas, pois, nesse texto alguns tradutores antigos substituíram a palavra   bapto por rhantizõ.Como o termo rhantizõ aparece somente em algumas traduções e não em todas, o texto referido terá que ser descartado por haver divergências quanto a correta tradução do termo e quanto a forma de administra-lo.



Fontes históricas mostram que os primitivos cristãos batizavam por imersão.Sobre este assunto ; 
·         A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica; 1967, Vol. II, p. 56) declara: “É evidente que o Batismo na primitiva Igreja era por imersão.
·         Larousse  du XXSiecle (Larousse do Século 20)Paris, 1928, diz: “Os primeiros cristãos recebiam o batismo por imersão em toda parte em que se encontrava água.

A água do batismo.

   Jesus explicou a Nicodemos: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (Jo 3:5).No texto de Jo 3: 5 Jesus se refere ao batismo nas águas como um renascimento, fazendo uma comparação com o nascimento humano através do ventre da mulher.O outro significado da água no batismo cristão encontra-se no  sepultamento e ressurreição de Cristo ou seja, a morte do velho homem e o nascimento do novo homem.Como é impossível sepultar alguém na terra e depois fazê-la ressurgir, utiliza-se então água (. Rm 6: 3, 5)
  
 Mas Jesus alertou que não adiantava somente ser batizado nas águas, mas sim, nas águas e no espírito. Não é o batismo nas águas que tem o único poder de salvar alguém, mas um conjunto de fatores: Ouvir, crer, ser batizado e seguir os mandamentos.


Batismo como lavar

     O termo bapto também é traduzido por “lavar”, mas isso não desqualifica a imersão, pois, lavar não de uma forma superficial, mas sim, uma lavagem completa. Mt 15:2Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão”. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente MC 7: 3;
 Mt 7: 4 ... e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.
    Mesmo sendo este texto uma repreensão quanto a preceitos humanos, ele traz uma importante informação quanto ao que significa lavar para os Israelitas. A Bíblia diz, lavar minuciosamente, isto é, toda a mão (Mc 7:3). Logo, o termo “lavar” significa, imergir a mão na água corrente ou colocá-la dentro da pia.

O Batismo em outras culturas

    Várias culturas realizavam e realizam sua cerimônia de iniciação com o batismo. Isto porque, o ser humano traz dentro de si um sentimento de religiosidade que o leva a ter uma afinidade com preceitos cerimoniais e espirituais (conhecido pela teologia como sendo o Argumento Moral da existência de Yahweh). Mesmo estando incomunicável, o homem realiza práticas religiosas muito parecidas, em sua essência, com outros povos.
     Esta empatia com questões religiosas é denominada por alguns teólogos como sendo Fator Melquisedeque, em homenagem ao Sacerdote que abençoou Abraão quando este regressou da matança dos reis (Hb 7: 1...). Melquisedeque se apresentou como sendo Sacerdote antes da lei acerca do sacerdócio. Já a ciência refere-se a esta empatia como sendo o Gene de Deus.
     Mas um detalhe sobre esses preceitos religiosos refere-se ao fato de que, somente dentro do propósito de salvação estabelecido por Yahweh é que o ser humano poderá usufruir ao máximo de todas as bênçãos de tal religiosidade, caso contrário, haverá sempre aberrações religiosas, humanas e morais.
Ex: Para os cristãos, no Céu há somente um mediador (Jesus) e na Terra há vários intercessores (irmãos). Já para o catolicismo romano, no Céu há vários mediadores (Jesus e os santos intercessores) e na Terra há um só (o Papa). Os católicos possuem uma empatia por tais preceitos religiosos, porém, de forma distorcida como vimos neste exemplo. Isto mostra que somente em Cristo é que poderemos vivenciar esses preceitos e sermos abençoados verdadeiramente.


O Batismo no Antigo Testamento

     Não havia uma lei específica quanto ao batismo judaico. Havia a cerimônia de circuncisão precedida de um banho ritual de iniciação. Entre os judeus haviam purificações do povo mediante a aspersão de sangue misturado com cinzas de holocausto de animais (Nm 19: 16...20). Esta purificação não possue sua representação simbólica ligada ao batismo de iniciação cristã, mas sim, à aspersão do sangue de Cristo que foi derramada aos homens e mulheres que crêem em seu nome. O sacrifício de Jesus na cruz substituiu os holocaustos e as aspersões de sangue sobre os homens.

    Havia também, várias abluções, ou seja, “vários banhos rituais” que os escribas, sacerdotes e o povo realizavam a fim de purificarem-se diante do Senhor.
    O Sacerdote antes de entrar no Templo, para a expiação mediante o sacrifício de animais, banhava-se o corpo todo (por que a lei assim o ordenara).
Lv 16:24 ...   E banhará o seu corpo em água num lugar santo (mikvah), e vestirá as suas próprias vestes; então sairá e oferecerá o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
Lv 17:16  Mas se não as lavar, nem banhar o seu corpo, levará sobre si a sua iniquidade.     




O Batismo no Novo Testamento

    A confusão que os aspercionistas fazem sobre ser a "aspersão" a forma batismal correta, encontra-se no fato deles não identificarem corretamente os preceitos e analogias entre a Lei e o Cristianismo.
    Todo o preceito da aspersão possui como analogia o derramamento do Sangue de Jesus para remissão dos pecados.
   Já os banhos rituais (batismos), foram substituídos por um único banho ou batismo, e possuía como analogia, a purificação do corpo(limpeza espiritual). Jo 15: 3 - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Jesus nesta passagem refere-se a limpeza pela Palavra, não sendo mais necessário os rituais de purificações(banhos batismais).
     Uma vez convertido, o cristão não precisaria mais realizar os vários banhos rituais a que a lei e a tradição lhes impunham como obrigatória. Esta pratica de banhos rituais ainda é visto nos dias de hoje no judaísmo. A própria Palavra de Yahweh lhes purifica de todo o pecado. O cristão recebe o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo uma única vez. Ef 4:5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

 I Pe 3: 21 O que corresponde a isso salva-vos também agora, a saber, o batismo, (não a eliminação da sujeira da carne, mas a solicitação de uma boa consciência, feita a Deus,) pela ressurreição de Jesus Cristo. Neste texto de I Pe notamos que Pedro da ao batismo uma conotação de salvação, desde que ele seja entendido de maneira correta, a saber, o batismo como uma mudança de pensamento e de vida. Pedro afirma que o batismo não é para a eliminação da sujeira da carne, mas de uma solicitação de uma boa consciência, feita a Deus. Os vários banhos purificatórios que os israelitas realizavam para purificação da carne, que lhes limpava a consciência do pecado, agora é substituído por um único batismo. O ritual purificatório das imersões(batismos) realizados pelos judeus nos mikvas (piscinas ou rios), para purificação da carne,  agora ganha um novo significado, o da conversão e mudança de vida.
     
Obs: Somente aqueles que não possuem condições de se submeterem ao batismo de cristo(doentes, presos que não serão libertos, etc) serão aceitos por Yahweh. 

 NOTA : A maior autoridade no que se refere a ministração correta do batismo, a saber, JESUS CRISTO, esclareceu a todos (Mc 16:16) que para ser batizado, a pessoa tem que:

1 - Ouvir a Palavra de Deus;
2 - Crer em seus pregadores;
3 - Submeter-se de livre e espontânea vontade ao batismo;
4 - Seguir a doutrina cristã.


     Qualquer outra interpretação estará em desacordo com o mandamento de Nosso Salvador, sendo portanto, considerado uma heresia com preceitos humanos.

"Quem tiver olhos veja e quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas".


O Batismo de Jesus e Nm 8: 6... 15

    Teria o batismo de Jesus relação com o ritual de aspersão sobre os levitas para consagração do sacerdócio?


     Em um debate que tive com um teólogo sobre esse assunto, o teólogo afirmava que Jesus se submeteu ao batismo de João Batista para cumprir a lei acerca do sacerdócio e, portanto, ser reconhecido pelos seus. Afirmava ele (o teólogo) que este ato era para cumprirem-se todas as demandas da lei.
     Em primeira instância a posição do teólogo parece estar correta. Jesus sem pecados vai ao encontro de João Batista e se submete ao batismo. Os seus (israelitas) vendo sua consagração sacerdotal, o reconhecem como sacerdote. Jesus também é tido como sendo o nosso Sumo-Sacerdote.

     Mas, isso não é o que a análise bíblica afirma. Vamos aos fatos:

·  Jesus pertencia à tribo de Judá, por isso Ele é chamado de “O Leão da Tribo de Judá”. (Hb 7: 14 - visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.).A lei acerca do sacerdócio (humano) era somente para a tribo de Levi e nenhuma outra tribo poderia almejar o sacerdócio; (Nm 8: 6 – Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os {para o sacerdócio})
·  Jesus é um Sumo-Sacerdote que não teve início e nem fim (Hb 7: 17 - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.);
·  A Bíblia diz que Jesus é o cordeiro sacrificado desde a fundação do mundo ou seja, todos os atributos que Jesus possuía,  já estavam devidamente designados desde o início do mundo (Ap 13:8 - E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.).
·  O batismo de Jesus não seguiu os preceitos exigidos pela lei quanto à consagração sacerdotal, pois, a lei exigia que a consagração sacerdotal teria que ser realizada no Templo; pela aspersão de água misturada com cinzas de holocausto; o sacerdote teria que raspar seu o corpo por completo (Nm 8: 5...15), e nada disso aconteceu!
·  Como o batismo de Jesus não seguiu nenhum desses pré-requisitos, entende-se, por conseguinte que, o batismo de Jesus não era para a ordenação sacerdotal pela lei moisaca.
·  Hb 8: 4 dizOra, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote...! Nessa passagem, Paulo explica que Jesus não foi ordenado sacerdote segundo a lei de Moisés, pois Ele, Jesus, veio para findar a lei e introduzir a graça.
·  O testemunho de João Batista para que Jesus fosse conhecido foi: “Eis o Cordeiro de Yahweh que tira o pecado do mundo”(Jo 1:29).






O Sacerdócio de Jesus

    Nosso Senhor possui o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque(Hb 6: 20). Trata-se de um sacerdócio perpétuo e eterno que não procede da lei moisaca dada por Yhaweh aos homens. A lei nunca aperfeiçoou coisa alguma, nem seus sacerdotes podiam perdoar pecados.
     
·   Hb 7:11 e 12 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
                           
·  O corpo e o sangue que foram sacrificados na crucificação de Cristo possuem como simbolismo a Ceia do Senhor, logo, na Santa Ceia do Senhor relembramos do sacrifício vicário de Jesus pelo mundo. O paralelismo entre as aspersões de animais sacrificados com o ato sacrifical de Jesus na cruz é relembrado na Santa Ceia do Senhor. O sangue de Jesus é aspergido nos homens para perdão de seus pecados, ao mesmo tempo que no Tabernáculo celestial, Jesus entrou uma só vez para oferecer seu corpo e seu sangue em prol dos homens, anulando assim o poder do pecado.
·  Rm 9: 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
               12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.

( Este texto continua! Venha conhecer os Anabatistas Históricos!)

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