CRISTÃO ANABATISTAS

CRISTÃO ANABATISTAS
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quarta-feira, 14 de março de 2012

ANABATISMO, E OS PENTECOSTAIS

















Comunidades religiosas
(que surgiram dos Anabatistas)

   As doutrinas cristãs seguidas e pregadas pelos cristãos anabatistas vieram a influenciar o mundo. Hoje, essas práticas doutrinárias vem sendo cada vez mais ratificadas na vida cristã em geral. A arqueologia e História vem encontrando traços anabatistas desde o período da Igreja Primitiva.
   A posição anabatista contra a união entre Igreja e Estado, vem sendo comprovada como bíblica e seguida por vários países. Este é o caso dos Estados Unidos que  a colocou na sua constituição como “Primeira Emenda”.
  Algumas comunidades religiosas seguiram e adotaram em suas teologias no todo, ou em parte, os princípios vividos pelos cristãos anabatistas.
  Se você participar de um batismo onde somente pessoas adultas podem ser batizadas, você estará presenciando primeiramente um batismo bíblico ordenado por Jesus e seguido pelos irmãos anabatistas (Mt 28: 18...20 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos).

   Como todos os reformadores e a própria Igreja Católica ensinavam o “batismo infantil” (pedobatismo), não demorou para se unirem numa carnificina sem precedentes contra os anabatistas, maior inclusive do que o Holocausto Nazista, praticado por Adolf Hitler.

   Quanto as comunidades que seguem os preceitos anabatistas, não significando que são anabatistas históricos ou detêm toda a norma de vida do anabatismo, porém, se diferenciam dos reformadores, ou do catolicismo, justamente por causa da teologia anabatista.
Essas comunidades são:

MenonitasGrupo religioso que descende diretamente do movimento anabatista. Seu fundador foi Menno Simons (1495- 1561). No ano de 1526, ordenou-se que cada subdivisão política do Império Alemão deveria adotar a religião do governante. Se o líder fosse um católico, assim deviam ser seus súditos. Se o governante era luterano, seus súditos tinham que praticar a religião luterana, que conflitava diretamente com a concepção dos anabatistas, que acreditavam em uma comunidade de crentes que escolhem livremente a sua fé sem a interferência da autoridade civil em matéria de fé. Em 1529, embora os principais defensores da Reforma divulgassem no seu famoso protesto (daí o nome “protestante”) rejeitar qualquer coisa “contraria a Deus ou a sua Santa Palavra”, no fundo eles acabavam concordando com a perseguição católica contra os anabatistas. Assim, foi promulgada a lei imperial de 23 de Abril de 1529 ordenando “tirar a vida de todo rebatizado ou rebatizador, homem ou mulher, adulto ou criança, e executar de acordo com a natureza do caso e da pessoa, por fogo, por espada ou por outros meios sempre que um homem seja encontrado”. Inicia-se assim a “Terrível perseguição Protestante na Europa”. O principal ponto de discórdia entre os menonitas e seus perseguidores residia no “pedobatismo” ou “batismo infantil”. Os menonitas acreditavam que a igreja deve ser formada a partir de membros batizados voluntariamente. Isso não era tolerado pela maioria dos Estados, nem pela igreja católica e tão pouco pela igreja protestante oficial da época. Durante o século XVI os menonitas e outros anabatistas foram duramente perseguidos, torturados e martirizados. Por isso muitos deles emigraram para os Estados Unidos, onde ainda hoje vivem a maior parte dos menonitas. Eles estão entre os primeiros imigrantes alemães a imigrarem para os Estados Unidos.
     Outros se isolaram em colônias e povoamentos fechados dentro de Estados onde eram tolerados. Em 1788, a convite de Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, agricultores menonitas da Prússia (atualmente Alemanha e Polônia) emigraram para Chortitza( em 1789) e Molotschna (em 1804) no sul da Rússia (atualmente Ucrânia). Com o passar do tempo, por escassez de terra e outros motivos, surgiram muitas outras colonizações menonitas que lutaram pelo seu bem-estar espiritual, cultural e material em diversas regiões da Rússia Européia e asiática.
     Através de intensa migração e também de evangelismo os menonitas se espalharam por todos os continentes do globo, sendo que a maior comunidade menonita se encontra atualmente na África.




AmishNo Ano de 1693, o suíço Jocob Amman rompe com a religião menonita, acreditando que ela se desviara dos princípios anabatistas de Menno Simons. No século 18, Jocob e seus discípulos saem da Europa, para fugirem das perseguições religiosas, e se instalam em assentamentos rurais nos EUA.  Surge o movimento Amish. Inicialmente, este grupo não era isolado da sociedade, mas com a guerra americana, e por causa do pacifismo, os amish não aceitaram participar do exército e logo depois, foram perseguidos, martirizados e mortos pelo exército francês nos EUA (séc. 17). A partir daí, os Amish se isolam do resto do mundo. 

     Grupo religioso de vida extremamente simples. Não fazem uso das modernas tecnologias, tais como: Automóveis, televisão, telefones, jornais, revistas.

·       As cerimônias religiosas são realizadas nos domingos, a cada 15 dias, nas casas do distrito. Os bancos de madeira para a reunião são levados por uma carroça especialmente construída para esse fim. Está prática se deve a grande perseguição que os cristãos sofreram durante a história;
·       As escolas são apenas para crianças, pois lhes é ensinado apenas o básico para os afazeres adultos. É proibido a um Amish frequentar o ensino superior;
·       Energia elétrica: É feita apenas para ordenhar vacas. Nas casas a iluminação é feita por lampiões. É autorizado o uso de geradores para os trabalhos nas marcenarias;
·       As casas são construídas pelos membros da comunidade;
·       Juventude: Quando um jovem completa 16 anos, são iniciados num rito chamado RUMSPRINGA, que lhes garante a liberdade de poderem sair de casa, experimentar bebidas, festas. Depois eles têm a oportunidade de escolherem ficar ou sair da religião Amish. Cerca de 87% voltam e são batizados.
·       Os Amish da velha ordem são os mais rigorosos na questão tradicional e religiosa;

Pentecostalismo EM GERAL
     As igrejas que formam o que conhecemos como “Pentecostalismo” surgiram nos EUA e se espalharam por todo o mundo. Sua teologia baseia-se na “Atuação do Espírito Santo” nos dias de hoje, bem como a continuidade de todos os dons espirituais, principalmente o “Dom de Línguas” e o “Dom de Profecia”.  Para os reformadores João Calvino e Martinho Lutero, os dons cessaram (Cessionistas).  Estes reformadores não mediram esforços e crueldade para combaterem aqueles que acreditavam na atuação do Espírito Santo como revelador e profetizador. Na questão do batismo infantil, estes reformadores, bem como, Zuingle e o catolicismo, praticavam e perseguiram todos os que não compartilhavam de suas ideias.
    Os anabatistas foram brutalmente perseguidos pelos religiosos protestantes e católicos por causa de suas crenças. Mas suas crenças não partiam de preceitos humanos, mas sim, divinos. 
   Logo, não foram calados e vieram a influenciar a Teologia Pentecostal. Toda igreja que batiza pessoas moralmente aptas ao batismo (batismo de adultos); que acredita na atuação do Espírito Santo, ensinando e profetizando, e no pacifismo, adotaram a “Teologia Anabatista” e não a “Teologia Reformada” ou a “Teologia Católica”.                        

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