Comunidades religiosas
(que
surgiram dos Anabatistas)
As doutrinas cristãs
seguidas e pregadas pelos cristãos anabatistas vieram a influenciar o mundo.
Hoje, essas práticas doutrinárias vem sendo cada vez mais ratificadas na vida
cristã em geral. A arqueologia e História vem encontrando traços anabatistas
desde o período da Igreja Primitiva.
A posição anabatista contra a união entre
Igreja e Estado, vem sendo comprovada como bíblica e seguida por vários países.
Este é o caso dos Estados Unidos que a colocou
na sua constituição como “Primeira Emenda”.
Algumas comunidades religiosas seguiram e adotaram
em suas teologias no todo, ou em parte, os princípios vividos pelos cristãos
anabatistas.
Se você participar de um batismo onde somente
pessoas adultas podem ser batizadas, você estará presenciando primeiramente um
batismo bíblico ordenado por Jesus e seguido pelos irmãos anabatistas (Mt 28: 18...20 - Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos
tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos).
Como todos os reformadores e a própria
Igreja Católica ensinavam o “batismo infantil” (pedobatismo), não demorou para
se unirem numa carnificina sem precedentes contra os anabatistas, maior
inclusive do que o Holocausto Nazista, praticado por Adolf Hitler.
Quanto as comunidades que seguem os preceitos
anabatistas, não significando que são anabatistas históricos ou detêm toda a norma de vida do anabatismo,
porém, se diferenciam dos reformadores, ou do catolicismo, justamente por causa
da teologia anabatista.
Essas
comunidades são:
Menonitas – Grupo
religioso que descende diretamente do movimento anabatista. Seu fundador foi
Menno Simons (1495- 1561). No ano de 1526, ordenou-se que cada subdivisão
política do Império Alemão deveria adotar a religião do governante. Se o líder
fosse um católico, assim deviam ser seus súditos. Se o governante era luterano,
seus súditos tinham que praticar a religião luterana, que conflitava
diretamente com a concepção dos anabatistas, que acreditavam em uma comunidade
de crentes que escolhem livremente a sua fé sem a interferência da autoridade
civil em matéria de fé. Em 1529, embora os principais defensores da Reforma
divulgassem no seu famoso protesto (daí o nome “protestante”) rejeitar qualquer
coisa “contraria a Deus ou a sua Santa Palavra”, no fundo eles acabavam
concordando com a perseguição católica contra os anabatistas. Assim, foi
promulgada a lei imperial de 23 de Abril de 1529 ordenando “tirar a vida de
todo rebatizado ou rebatizador, homem ou mulher, adulto ou criança, e executar
de acordo com a natureza do caso e da pessoa, por fogo, por espada ou por
outros meios sempre que um homem seja encontrado”. Inicia-se assim a “Terrível perseguição Protestante na Europa”.
O principal ponto de discórdia entre os menonitas e seus perseguidores
residia no “pedobatismo” ou “batismo infantil”. Os menonitas acreditavam que a
igreja deve ser formada a partir de membros batizados voluntariamente. Isso não
era tolerado pela maioria dos Estados, nem pela igreja católica e tão pouco
pela igreja protestante oficial da época. Durante o século XVI os menonitas e
outros anabatistas foram duramente perseguidos, torturados e martirizados. Por
isso muitos deles emigraram para os Estados Unidos, onde ainda hoje vivem a
maior parte dos menonitas. Eles estão entre os primeiros imigrantes alemães a
imigrarem para os Estados Unidos.
Outros se isolaram em colônias e
povoamentos fechados dentro de Estados onde eram tolerados. Em 1788, a convite
de Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, agricultores menonitas da Prússia
(atualmente Alemanha e Polônia) emigraram para Chortitza( em 1789) e Molotschna
(em 1804) no sul da Rússia (atualmente Ucrânia). Com o passar do tempo, por
escassez de terra e outros motivos, surgiram muitas outras colonizações
menonitas que lutaram pelo seu bem-estar espiritual, cultural e material em
diversas regiões da Rússia Européia e asiática.
Através
de intensa migração e também de evangelismo os menonitas se espalharam por
todos os continentes do globo, sendo que a maior comunidade menonita se
encontra atualmente na África.
Amish – No
Ano de 1693, o suíço Jocob Amman rompe com a religião menonita, acreditando que
ela se desviara dos princípios anabatistas de Menno Simons. No século 18, Jocob
e seus discípulos saem da Europa, para fugirem das perseguições religiosas, e
se instalam em assentamentos rurais nos EUA.
Surge o movimento Amish. Inicialmente, este grupo não era isolado da
sociedade, mas com a guerra americana, e por causa do pacifismo, os amish não
aceitaram participar do exército e logo depois, foram perseguidos, martirizados
e mortos pelo exército francês nos EUA (séc. 17). A partir daí, os Amish se
isolam do resto do mundo.
Grupo religioso de vida extremamente
simples. Não fazem uso das modernas tecnologias, tais como: Automóveis,
televisão, telefones, jornais, revistas.
· As
cerimônias religiosas são realizadas nos domingos, a cada 15 dias, nas casas do
distrito. Os bancos de madeira para a reunião são levados por uma carroça
especialmente construída para esse fim. Está prática se deve a grande
perseguição que os cristãos sofreram durante a história;
·
As escolas são apenas para crianças,
pois lhes é ensinado apenas o básico para os afazeres adultos. É proibido a um
Amish frequentar o ensino superior;
·
Energia elétrica: É feita apenas para
ordenhar vacas. Nas casas a iluminação é feita por lampiões. É autorizado o uso
de geradores para os trabalhos nas marcenarias;
·
As casas são construídas pelos membros
da comunidade;
·
Juventude: Quando um jovem completa 16
anos, são iniciados num rito chamado RUMSPRINGA, que lhes garante a liberdade
de poderem sair de casa, experimentar bebidas, festas. Depois eles têm a
oportunidade de escolherem ficar ou sair da religião Amish. Cerca de 87% voltam
e são batizados.
· Os
Amish da velha ordem são os mais rigorosos na questão tradicional e religiosa;
Pentecostalismo
EM GERAL
–
As igrejas que formam o que conhecemos
como “Pentecostalismo” surgiram nos EUA e se espalharam por todo o mundo. Sua
teologia baseia-se na “Atuação do Espírito Santo” nos dias de hoje, bem como a
continuidade de todos os dons espirituais, principalmente o “Dom de Línguas” e
o “Dom de Profecia”. Para os
reformadores João Calvino e Martinho Lutero, os dons cessaram
(Cessionistas). Estes reformadores não
mediram esforços e crueldade para combaterem aqueles que acreditavam na atuação
do Espírito Santo como revelador e profetizador. Na questão do batismo
infantil, estes reformadores, bem como, Zuingle e o catolicismo, praticavam e
perseguiram todos os que não compartilhavam de suas ideias.
Os anabatistas foram brutalmente
perseguidos pelos religiosos protestantes e católicos por causa de suas
crenças. Mas suas crenças não partiam de preceitos humanos, mas sim, divinos.
Logo,
não foram calados e vieram a influenciar a Teologia Pentecostal. Toda igreja
que batiza pessoas moralmente aptas ao batismo (batismo de adultos); que
acredita na atuação do Espírito Santo, ensinando e profetizando, e no
pacifismo, adotaram a “Teologia Anabatista” e não a “Teologia Reformada” ou a
“Teologia Católica”.
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