(PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO)
· Jesus é o unigênito de Yahweh, ou seja, Ele é o Único gerado por Yahweh.
Jesus é o único filho natural de Yahweh, sendo o unigênito de Deus Pai. Nós somos criaturas, feitos a imagem e semelhança de Yahweh. Nossa filiação para com Deus é por adoção (Rm 8: ...recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!).Jesus como homem é o primogênito de Yahweh, e existindo na forma de Deus, Ele é o Unigênito.
Jô 1: 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai... 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Jô 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
I Jô 4: 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.
· Ele se despiu de sua glória e veio ao mundo como homem.
Jesus existindo com Yahweh desde a eternidade, deixou seu trono de glória, se despiu de sua majestade e se fez homem, habitando entre nós. Isto significa que Jesus literalmente se tornou humano. Sujeito as paixões e erros humanos, mas não cedeu ao pecado, morrendo(e ressuscitando) sem pecado.
Jesus era um ser divino dentro de um corpo humano. Não se considerou divino, mas humano.
Vemos algo parecido nos relatos antigos em que o rei se vestia de pessoa comum e ia para o meio do povo para ver como estava sua popularidade.
Neste exemplo, o rei tinha o propósito de investigar sua popularidade, no caso de Jesus, o propósito era de salvar o mundo do julgo do pecado e reconciliar o homem com seu Criador.
Fl 2: 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
· Como Ele pode ser Jesus e Yahweh ao mesmo tempo?
Jesus sendo o Único Filho de Yahweh, é o criador e herdeiro de tudo o que existe. Para que alguém possa herdar tudo de seu pai, faz-se necessário a morte do progenitor. Mas, como Yahweh é Eterno e Jesus também, logo, essa regra não se aplica ao Divino. Jesus então é o herdeiro da magnitude de Yahweh, estando Deus ainda vivo. Sendo, portanto(Jesus), Deus na mesma proporção de Yahweh. Jesus e Yahweh são um só Deus, subsistindo em duas pessoas (Pai e Filho)(Todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são
minhas Jo 17: 10)
Vemos nos Evangelhos, Jesus realizando milagres e afirmando que Yahweh é quem operara por meio Dele (Jesus). Jesus deixara toda sua majestade nos céus e, como homem, era totalmente dependente de Yahweh que esta nos céus.
Jô 5: 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Mt 11: 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho...
Mt 7: 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mt 10: 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Jô 14: 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
· E o Espírito Santo? Como Ele entra na Trindade?
O Espírito Santo não aparece no Antigo Testamento como sendo um ser independente da divindade de Yahweh. Ao que parece, o Espírito Santo, como uma deidade separada entrou no mundo após o Pentecostes. Isto se comprova pela afirmativa de Jesus aos seus discípulos:
Jô 14: 16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre,17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
E com o texto de Joel 2: 28,29 – Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Ele entra em cena como o novo ajudador, o Espírito da Verdade, o Consolador enviado por Yahweh para guiar o mundo na verdade e conduzir os que são de Jesus para a salvação.
·Estariam os Testemunhas de Jeová certos?
Não! Para as Testemunhas de Jeová, Jesus Cristo não possui o caráter de Divindade e não pode ser adorado como Deus. Afirmam que Jesus era outro tipo de deus, sendo Jeová o Deus verdadeiro. A Bíblia nos ensina que Jesus é o Filho de Deus e subsiste em forma de Deus (Fl 2:6). Jesus, portanto não é um deus num nível inferior da Divindade. Ele, como herdeiro de toda a glória de seu Pai(Yahweh ) forma, juntamente com Deus, uma Unicidade Divina.
Seria como duas pessoas numa só divindade = DEUS.
Deus Pai sujeitou todas as coisas a seu Filho Jesus, e enquanto o plano de salvação ainda existir, todas as coisas estão sujeitas a Jesus, sendo Ele Senhor de tudo. Mas quando a salvação estiver completa, Jesus entregará tudo a seu Pai e se sujeitará a Ele. I Co 15: 24...28.
Há um só Deus, o Pai e um só Senhor, o Filho. I Co 8: 6
O Espírito Santo seria para os Testemunhas de Jeová apenas uma força ativa de Yahweh, não possuindo nenhum atributo humano. Para nós anabatistas, o Espírito Santo é uma pessoa, uma emanação de Yahweh para nos auxiliar. O Espírito Santo que parte de Yahweh. É uma manifestação pessoal e possui a plenitude de Yahweh. Deus é o justo juiz, e como um juiz, Ele não delibera pessoalmente em nosso favor, para que seu julgamento não seja injusto, antes, envia seu Espírito que é como um oficial do reino, com plenos poderes para agir em nome de Yahweh. Possui uma função específica na salvação do homem, e trabalha como intercessor, ajudador, ensinador entre a Divindade (Jesus e Yahweh) e os homens, bem como, entre os homens e Yahweh. Neste caso, a justiça será pela aceitação ou não do senhorio de Jesus Cristo como o salvador dos homens.